A transmidiação da “tirada do nariz”: de Cyrano de Bergerac para Cyrano mon amour

Autores

  • Melissa Marangoni Leme Unifesp
  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20048

Palavras-chave:

Cyrano de Bergerac, intermidialidade, transmidiação, Edmond Rostand, A tirada do nariz

Resumo

O artigo examina a maneira pela qual o monólogo da “tirada do nariz” de “Cyrano de Bergerac” (1895) foi transmidiado para o filme “Cyrano mon amour” (2018). Sob o conceito da transmidiação (ELLESTRÖM, 2017, 2021), examina-se a transposição do texto da peça de Edmond Rostand para uma adaptação que fundamenta sua lógica em diferentes artifícios modais. A ressignificação do monólogo “tirada do nariz” em uma produção multimodal estimula o receptor a buscar significado a partir da relocalização espaçotemporal. Para a análise, parte-se da hipótese de que, no processo de transmidiação, a cena da “tirada do nariz” foi ressignificada, redimensionando seu alcance para um novo público receptor. O artigo tem como base teórica a intermidialidade, sobretudo os trabalhos do pesquisador Lars Elleström (2017, 2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.

BERGERAC, H. S. C. Viagem à Lua. São Paulo: Biblioteca Azul, 2007. E-book.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 9 - 16.

CARITTE, Clemence; NAUGRETTE, Florence. Cyrano de Bergerac, drame romantique attardé ? Une légende à déconstruire. In: Revue d’Histoire littéraire de la France. Paris, n. 4, p. 835-844, oct.-dez., 2018.

ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. E-book.

ELLESTRÖM, Lars. As modalidades das mídias II: um modelo expandido para compreender as relações intermidiais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021. E-book.

HUGO, Victor. Do grotesco ao sublime - tradução do prefácio de Cromwell. São Paulo: Perspectiva, 1988 [1827].

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2013.

JAMA, S. Cyrano de Bergerac héros d’une mythologie de la France. - la pièce d’Edmond Rostand passée au crible de la sociocritique. Orientador: Jacques Cardinal. 2012. Dissertação (Mestrado) 132 f. Curso e Letras - Departamento de Literatura Comparada, Universidade de Montréal, Montréal, 2012. Disponível em: https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/ 1866 /8772. Acesso em: 28 abril 2024.

METIVET, L. Tournée Moncharmont et M. Luguet, prochainement Cyrano de Bergerac. In: Gallica. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b9017148x/f1. Acesso em 5 jan. 2024.

ROSTAND, E. Cyrano de Bergerac. Paris: Ilivre, 2014 (1897). E-book.

ROSTAND, E. Cyrano de Bergerac. Tradução de Carlos Porto Carreiro. São Paulo: Peixoto Neto, 2007.

VUGMAN, Fernando Simão. Western. In: MASCARELLO, F. (org.) História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 159-176.

EDMOND. Direção de Alexis Michalik. França, Bélgica: A2 Filmes, 2019. 1 DVD (1h53min.).

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Marangoni Leme, M., & Ramazzina Ghirardi, A. L. (2025). A transmidiação da “tirada do nariz”: de Cyrano de Bergerac para Cyrano mon amour. Signo, 50(97), 43-55. https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20048