A literatura e os afetos: perspectivas ético-estéticas em A caverna, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20076Palavras-chave:
afetos, Saramago, A caverna, emoçõesResumo
O estudo aborda o tema dos afetos na obra A caverna, de José Saramago. A partir de Aristóteles, Vigotski e Maturana, propõe reflexões acerca dos seguintes temas: a catarse, as relações entre arte e emoções, o papel das emoções no contexto da vida humana, sempre associados à interpretação do texto ficcional. Em seguida, com o olhar atento às questões da forte afetividade que perpassa o romance saramaguiano, seleciona alguns dos momentos significativos, em que os afetos são determinantes das ações das personagens. Considera, outrossim, que os afetos estabelecem os rumos e o desfecho da obra e que a opção ético-estética do autor privilegia as relações amorosas.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.
Fundação José Saramago. José Saramago – biografia. Disponível em: http://josesaramago.org/biografia/. Acesso em 09 fev. 2025.
MAFFEI, L. AntiSaramago. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 241-250, jan./jun. 2011.
MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.
O Estado de São Paulo. Um talento que lembrava Shakespeare. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/um-talento-que-lembrava-shakespeare/?srsltid=AfmBOoo3sunnbT2qvIiKgEYXmn9Nr0gYo4dVjtKV9f2-ccWFI649l5OH. Acesso em: 09 fev. 2025.
ORDINE, N. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução Luiz Carlos Bombassaro. – 1.ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
