Narratividade: um modo de conhecer/interpretar o ser humano
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2324Palavras-chave:
literária, interpretação, conhecimento.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a narratividade no âmbito literário, uma vez que o processo interpretativo possibilitado pela leitura de narrativas, potencializa a formação e o conhecimento da cultura humana. Durante a leitura de uma narrativa ocorre um processo de identificação dos elementos reais, isto é, a interpretação. Nessa perspectiva, Croce (1993) considera a arte uma forma de conhecer, porque é constituída de questionamentos sobre o ser humano a partir de uma visão artística que opera no âmbito da criação. Por ser uma atividade estética, Gadamer (1983) explica que levar em consideração as “especulações fantásticas” acerca do homem contribui para o entendimento da vida. Neste sentido, a arte é a herança das investigações humanas, porque faz a mediação entre concepções teóricas e o mundo cotidiano. Interpretar a criação é postar-se diante de um fato que provoca e abre, no âmbito da possibilidade, a discussão e ressignificação do viver social (LARROSA, 1999). A compreensão e a interpretação dos sentidos envolvidos em uma história caracterizam a ação cognitiva humana (TURNER, 1996). A narrativa, portanto, é uma atividade essencial do ser humano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.