Cognição ampliada e aprendizagem inventiva: entrelaçamentos entre emoção e aprendizagem

Autores

  • Valéria Neves Kroeff Mayer

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2840

Resumo

É fato que se aprende melhor uma lição que seja agradável, ou então que seja ministrada por um professor com quem se tem maior afinidade. Embora se possa aprender com facilidade também quando se está sob pressão. Com o objetivo de mostrar que os seres humanos aprendem melhor quando estão emocionalmente mobilizados para o aprendizado, devido ao fato de que algumas estruturas encefálicas responsáveis pelo controle das emoções são também fundamentais para os mecanismos de memória e atenção é que o presente artigo busca, por meio de uma revisão de conceitos e reflexão sobre a temática, mostrar que quando verdadeiramente mobilizado para a tarefa o sujeito tende a ir além de um aprendizado binário pergunta – resposta. A relevância do trabalho está em propor uma nova reflexão sobre aprendizagem, levando em consideração tanto os mecanismos ambientais quanto neurobiológicos que possibilitam um processo de aprendizagem mais lúdico, reflexivo e inventivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Mayer, V. N. K. (2012). Cognição ampliada e aprendizagem inventiva: entrelaçamentos entre emoção e aprendizagem. Signo, 37(62), 160-170. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2840

Edição

Seção

Leitura e processos cognitivos