Redes sociais e produção colaborativa (Wiki) de gêneros acadêmicos: um panorama do que a Web oferece
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3401Resumo
Situado na temática dos ambientes virtuais enquanto suporte de gêneros, este trabalho tem por objetivo quantificar e descrever certo número de redes sociais virtuais específicas para produção colaborativa e compartilhamento de gêneros acadêmicos. Será verificado também como tais ambientes utilizam ferramentas da Internet/Web para favorecer tal produção. Para isso, foram catalogadas algumas redes sociais singulares a este estudo, através de pesquisas em diretórios de patentes e no motor de busca Google. Os resultados comprovaram que quanto mais direcionados à divulgação e produção científica menor é a utilização de mídias diversas tanto no ambiente como nos materiais disponibilizados, em grande parte, no formato PDF (Portable Document Format); e que a maioria dos relacionamentos nessas redes está mais direcionada para um “seguir o que outro publica” do que a efetivação de grupos. Como fundamentação teórica, foram utilizadas as teorias sobre gêneros textuais de Bakhtin (1992), Koch e Elias(2010) e Marcuschi (2008; 2010); sobre as tecnologias da Web 2.0 em O’Reilly (2005); Pierre Lévy (1999; 2000) e sua proposta de inteligência coletiva; e Raquel Patrício (2009) em sua perspectiva sobre a evolução da Web. Por fim, as propostas de Don Tapscott (2010) sobre um modo de compreender a Sociedade da Informação e a colaboração na atualidade também fazem parte deste estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.