O subsistema de atitude: uma análise do posicionamento moral e ético na história em quadrinhos da Turma da Mônica “Um Supermotociclista”

Autores

  • Ladyana dos Santos Lobato
  • Rosângela do Socorro Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3414

Resumo

Analisamos, no presente artigo, a semântica do discurso de educação para o trânsito presente no episódio “Um Supermotociclista”, da história em quadrinhos da Turma da Mônica, com o objetivo de analisar as construções linguísticas de aprovação ou condenação do comportamento humano no trânsito e suas implicações em um sistema específico de normas sociais e valores éticos. Para isso, utilizamos a Teoria da Valoração (Appraisal System) desenvolvida por Martin e White (2005), especialmente, sua categoria de Atitude, na qual ressaltamos os eventos comunicativos de Julgamento. Após referenciar os principais pressupostos teóricos da Teoria da Valoração, realizamos um levantamento das ocorrências de Julgamento, nos discursos de educação para o trânsito, considerando as valorações positivas e negativas e seus efeitos na representação social dos personagens. Desta análise, compreenderemos como os eventos comunicativos de Julgamento desenvolvem-se, no episódio da História em Quadrinhos selecionada, permeados por atitudes de sanção social (normas de trânsito) e por atitudes de estima social (ética no trânsito) reproduzindo, na ficção, representações morais do contexto cultural em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Lobato, L. dos S., & Nogueira, R. do S. (2013). O subsistema de atitude: uma análise do posicionamento moral e ético na história em quadrinhos da Turma da Mônica “Um Supermotociclista”. Signo, 38(64), 190-208. https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3414

Edição

Seção

Dossiê - O texto e a multimodalidade textual