O subsistema de atitude: uma análise do posicionamento moral e ético na história em quadrinhos da Turma da Mônica “Um Supermotociclista”
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3414Resumen
Analisamos, no presente artigo, a semântica do discurso de educação para o trânsito presente no episódio “Um Supermotociclista”, da história em quadrinhos da Turma da Mônica, com o objetivo de analisar as construções linguísticas de aprovação ou condenação do comportamento humano no trânsito e suas implicações em um sistema específico de normas sociais e valores éticos. Para isso, utilizamos a Teoria da Valoração (Appraisal System) desenvolvida por Martin e White (2005), especialmente, sua categoria de Atitude, na qual ressaltamos os eventos comunicativos de Julgamento. Após referenciar os principais pressupostos teóricos da Teoria da Valoração, realizamos um levantamento das ocorrências de Julgamento, nos discursos de educação para o trânsito, considerando as valorações positivas e negativas e seus efeitos na representação social dos personagens. Desta análise, compreenderemos como os eventos comunicativos de Julgamento desenvolvem-se, no episódio da História em Quadrinhos selecionada, permeados por atitudes de sanção social (normas de trânsito) e por atitudes de estima social (ética no trânsito) reproduzindo, na ficção, representações morais do contexto cultural em que vivemos.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.