Notícia radiofônica: apropriação de um gênero de texto na implantação de Rádios Escolares

Autores

  • Marcos Antônio Rocha Baltar
  • Maria Eugenia Turra Gastaldello
  • Bárbara Morsch Lipp
  • Marina Araújo Camelo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.411

Palavras-chave:

Rádio Escolar, Competência Discursiva, Gêneros de Texto, Seqüências Didáticas, Notícia Radiofônica Escolar.

Resumo

Esse trabalho investiga o processo de implementação de Rádios Escolares (REs), aqui consideradas como ferramentas de interação sociodiscursiva, e caracterizadas como dispositivos de ensinagem de gêneros textuais que circulam no ambiente midiático. Para essa implementação sugere-se a aplicação de seqüências didáticas (SDs) para a apropriação de gêneros midiáticos que podem circular na RE. Nesse artigo apresentaremos uma proposta de SD para o gênero notícia radiofônica escolar, tendo como propósito pontuar alguns aspectos necessários para o processo de ensinagem desse gênero. A pesquisa envolveu escolas públicas da região do entorno da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-05

Como Citar

Baltar, M. A. R., Gastaldello, M. E. T., Lipp, B. M., & Camelo, M. A. (2008). Notícia radiofônica: apropriação de um gênero de texto na implantação de Rádios Escolares. Signo, 33(55), 96-116. https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.411

Edição

Seção

Artigos