Notícia radiofônica: apropriação de um gênero de texto na implantação de Rádios Escolares
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.411Palavras-chave:
Rádio Escolar, Competência Discursiva, Gêneros de Texto, Seqüências Didáticas, Notícia Radiofônica Escolar.Resumo
Esse trabalho investiga o processo de implementação de Rádios Escolares (REs), aqui consideradas como ferramentas de interação sociodiscursiva, e caracterizadas como dispositivos de ensinagem de gêneros textuais que circulam no ambiente midiático. Para essa implementação sugere-se a aplicação de seqüências didáticas (SDs) para a apropriação de gêneros midiáticos que podem circular na RE. Nesse artigo apresentaremos uma proposta de SD para o gênero notícia radiofônica escolar, tendo como propósito pontuar alguns aspectos necessários para o processo de ensinagem desse gênero. A pesquisa envolveu escolas públicas da região do entorno da Universidade de Caxias do Sul.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.