O que é uma palavra: a consciência linguística em crianças de 6 a 11 anos falantes do português brasileiro

Autores

  • Cristiana Iack da Silva Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Aline Lorandi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4166

Resumo

O presente trabalho dedica-se ao estudo da consciência de palavra por crianças falantes do Português Brasileiro e à sua relação com os níveis de representação mental postulados pelo modelo de Redescrição Representacional (KARMILOFF-SMITH, 1992). Foram desenvolvidos quatro testes com o objetivo de descrever os caminhos pelos quais as representações das crianças tornam-se mais manipuláveis e flexíveis ao longo do tempo, de modo a permitir a emergência do acesso consciente ao conhecimento implícito com relação à noção de palavra. Com aplicação dos testes e o levantamento das respostas espera-se obter uma amostra do que as crianças entendem por palavra e de como um conhecimento implícito para a mente torna-se explícito para a mente. Acreditamos na relevância deste trabalho por possibilitar uma explicação das representações mentais que fundamentam o conhecimento sobre consciência linguística apresentada pelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Iack da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Letras pela UNIPAMPA.

Aline Lorandi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Pampa. Atuo no curso de Letras e trabalho, de modo especial, com temas ligados à Psicolinguística e à Aquisição da Linguagem.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Silva, C. I. da, & Lorandi, A. (2013). O que é uma palavra: a consciência linguística em crianças de 6 a 11 anos falantes do português brasileiro. Signo, 38, 61-83. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4166

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo