Navegação e leitura de hipertexto digital e impresso

Autores

  • Vânia Carvalho de Castro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4185

Resumo

Partindo-se do pressuposto de que desde o aparecimento das tecnologias digitais na contemporaneidade as práticas sociais de leitura têm passado por mudanças, esta pesquisa apresenta uma análise de navegação e trajetos de leitura em uma revista digital e essa mesma impressa. Para tanto, foram realizados testes de leitura com um grupo de leitores. Tais testes ajudaram a compreender como eles lidam com diferentes organizações textuais e como se comportam no decorrer do processo de leitura. A revista escolhida para análise foi a Superinteressante. Para melhor qualificar esta pesquisa algumas observações foram realizadas durante os testes com os leitores. Tais observações foram seguidas de anotações e gravações em tempo real. Como suporte teórico, este estudo baseia-se nas pesquisas de Coscarelli (2009, 2010), Novaes (2009), Ribeiro (2009), entre outros. Apresento um levantamento do experimento e parece ser possível que, mesmo os meios digitais estarem inseridos na sociedade e que não existem leitores “novatos” nesses ambientes, é necessário que os leitores, com pouca experiência, adquiram habilidades de navegação que são imprescindíveis para uma busca de informação mais apurada e efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Carvalho de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Meu nome é Vânia Castro, sou Mestranda em Linguistica Aplicada – Linguagem e tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - POSLIN na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Castro, V. C. de. (2013). Navegação e leitura de hipertexto digital e impresso. Signo, 38, 146-163. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4185

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo