Implicações dinâmicas para a formação da fonologia em L2

Autores

  • Reiner Vinicius Perozzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ubiratã Kickhöfel Alves

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4230

Resumo

Neste artigo, discutimos a formação do componente fonético-fonológico de L2 a partir de uma concepção dinâmica. Frente a esse objetivo, propomos uma exposição dos principais aspectos da concepção emergentista de aquisição de linguagem, o que possibilitará uma discussão sobre os pressupostos de uma visão com base na Teoria dos Sistemas Dinâmicos para o entendimento do processo de aquisição de linguagem. Com base na apresentação desses postulados, discutimos a percepção e a produção dos sons da L2 a partir da visão dinâmica. Por fim, discutimos as implicações desta perspectiva para a pesquisa em aquisição fonético-fonológica, bem como para o próprio ambiente de ensino de L2, focalizando os principais desafios impostos por essa concepção.

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Biografia do Autor

Reiner Vinicius Perozzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística Aplicada

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

Perozzo, R. V., & Alves, U. K. (2013). Implicações dinâmicas para a formação da fonologia em L2. Signo, 38(65), 247-260. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4230

Edição

Seção

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013