Sentidos discursivos sobre a formação profissional no dizer de professoras do ensino fundamental porto-alegrense

Graziela Macuglia Oyarzabal

Resumo


O presente artigo corresponde a um recorte da dissertação de mestrado “Formação de professores, prática pedagógica e reforma educativa: os sentidos discursivos no dizer de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Um estudo de caso na cidade de Porto Alegre/RS”, aprovada em 2001. Sob a teoria de Análise de Discurso de Pêcheux, são apresentados os sentidos discursivos de doze professoras sobre sua formação profissional. O corpus constituiu-se de entrevistas e observações de aulas. Conforme nossa análise, os sentidos sobre a formação de professores estão relacionados com a mudança (ou não) dos cursos de formação inicial e com as concepções que embasam cursos e professores; cursos e concepções, permeados por teoria e prática, influenciam o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Formação de professores. Sentidos discursivos. Análise de discurso francesa. Ensino Fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v32i52.49

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