Sentidos discursivos sobre a formação profissional no dizer de professoras do ensino fundamental porto-alegrense
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.49Palabras clave:
Formação de professores. Sentidos discursivos. Análise de discurso francesa. Ensino Fundamental.Resumen
O presente artigo corresponde a um recorte da dissertação de mestrado “Formação de professores, prática pedagógica e reforma educativa: os sentidos discursivos no dizer de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Um estudo de caso na cidade de Porto Alegre/RS”, aprovada em 2001. Sob a teoria de Análise de Discurso de Pêcheux, são apresentados os sentidos discursivos de doze professoras sobre sua formação profissional. O corpus constituiu-se de entrevistas e observações de aulas. Conforme nossa análise, os sentidos sobre a formação de professores estão relacionados com a mudança (ou não) dos cursos de formação inicial e com as concepções que embasam cursos e professores; cursos e concepções, permeados por teoria e prática, influenciam o processo de ensino-aprendizagem.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.