Sentidos discursivos sobre a formação profissional no dizer de professoras do ensino fundamental porto-alegrense

Autores/as

  • Graziela Macuglia Oyarzabal

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.49

Palabras clave:

Formação de professores. Sentidos discursivos. Análise de discurso francesa. Ensino Fundamental.

Resumen

O presente artigo corresponde a um recorte da dissertação de mestrado “Formação de professores, prática pedagógica e reforma educativa: os sentidos discursivos no dizer de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Um estudo de caso na cidade de Porto Alegre/RS”, aprovada em 2001. Sob a teoria de Análise de Discurso de Pêcheux, são apresentados os sentidos discursivos de doze professoras sobre sua formação profissional. O corpus constituiu-se de entrevistas e observações de aulas. Conforme nossa análise, os sentidos sobre a formação de professores estão relacionados com a mudança (ou não) dos cursos de formação inicial e com as concepções que embasam cursos e professores; cursos e concepções, permeados por teoria e prática, influenciam o processo de ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2007-01-04

Cómo citar

Oyarzabal, G. M. (2007). Sentidos discursivos sobre a formação profissional no dizer de professoras do ensino fundamental porto-alegrense. Signo, 32(52), 99-113. https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.49

Número

Sección

Artigos