Do signo ao mito – uma análise semiológica das capas de revista Men’s Health e G Magazine

Autores

  • Rodrigo Fontanari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v40i68.4954

Palavras-chave:

Semiologia. Roland Barthes. Mito.

Resumo

O objetivo deste artigo é elaborar uma leitura dos elementos verbovisuais presentes nas capas das revistas masculinas Men’s Health e G Magazine a partir do modelo teórico proposto por Roland Barthes em seu livro Mitologias. Embora G Magazine se destine a um público homossexual e Men’s Health a um público heterossexual, nota-se uma estrutura bastante semelhante nas capas de tais publicações. Em ambas, aparece uma foto de homem com tipo físico atlético e com o torso despido, envolto por manchetes.

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Biografia do Autor

Rodrigo Fontanari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica, sob orientação da Profa. Dra. Leda Tenório da Motta. Com estágio de pesquisa de doutoramento, junto à Université de Paris VII -Denis Diderot, sob orientação de Éric Marty e ao Centre Roland Barthes, dirigido por Julia Kristeva.

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Publicado

2015-01-05

Como Citar

Fontanari, R. (2015). Do signo ao mito – uma análise semiológica das capas de revista Men’s Health e G Magazine. Signo, 40(68), 66-74. https://doi.org/10.17058/signo.v40i68.4954

Edição

Seção

Tema Livre