Do signo ao mito – uma análise semiológica das capas de revista Men’s Health e G Magazine

Autores/as

  • Rodrigo Fontanari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v40i68.4954

Palabras clave:

Semiologia. Roland Barthes. Mito.

Resumen

O objetivo deste artigo é elaborar uma leitura dos elementos verbovisuais presentes nas capas das revistas masculinas Men’s Health e G Magazine a partir do modelo teórico proposto por Roland Barthes em seu livro Mitologias. Embora G Magazine se destine a um público homossexual e Men’s Health a um público heterossexual, nota-se uma estrutura bastante semelhante nas capas de tais publicações. Em ambas, aparece uma foto de homem com tipo físico atlético e com o torso despido, envolto por manchetes.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Fontanari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica, sob orientação da Profa. Dra. Leda Tenório da Motta. Com estágio de pesquisa de doutoramento, junto à Université de Paris VII -Denis Diderot, sob orientação de Éric Marty e ao Centre Roland Barthes, dirigido por Julia Kristeva.

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Publicado

2015-01-05

Cómo citar

Fontanari, R. (2015). Do signo ao mito – uma análise semiológica das capas de revista Men’s Health e G Magazine. Signo, 40(68), 66-74. https://doi.org/10.17058/signo.v40i68.4954