Colegas do Silva: desempenho e vulnerabilidade dos homens em crônicas de Luis Fernando Verissimo

Autores

  • Luiz Carlos Simon Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i72.7180

Palavras-chave:

Homens. Masculinidades. Desempenho. Crônica. Luis Fernando Verissimo.

Resumo

O artigo apresenta a análise de quatro crônicas escritas por Luis Fernando Verissimo – “A mulher do Silva”, “Beijos”, “A procura” e “A serenata” – todas incluídas no livro A mulher do Silva, publicado em 1984. A análise é desenvolvida sob a perspectiva dos estudos das masculinidades. O objetivo do artigo é investigar como o desempenho e a vulnerabilidade, questões relevantes para o debate sobre as masculinidades, são focalizados nas crônicas selecionadas. O artigo estabelece as conexões entre os desempenhos dos homens representados nos textos literários e as discussões das questões nas contribuições teóricas sobre o assunto. A abordagem enfatiza a multiplicidade nos descompassos do homem em suas práticas sociais contemporâneas que envolvem as relações de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Simon, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Simon, L. C. (2016). Colegas do Silva: desempenho e vulnerabilidade dos homens em crônicas de Luis Fernando Verissimo. Signo, 41(72), 123-132. https://doi.org/10.17058/signo.v41i72.7180

Edição

Seção

Tema Livre