Colegas do Silva: desempenho e vulnerabilidade dos homens em crônicas de Luis Fernando Verissimo

Auteurs-es

  • Luiz Carlos Simon Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v41i72.7180

Mots-clés :

Homens. Masculinidades. Desempenho. Crônica. Luis Fernando Verissimo.

Résumé

O artigo apresenta a análise de quatro crônicas escritas por Luis Fernando Verissimo – “A mulher do Silva”, “Beijos”, “A procura” e “A serenata” – todas incluídas no livro A mulher do Silva, publicado em 1984. A análise é desenvolvida sob a perspectiva dos estudos das masculinidades. O objetivo do artigo é investigar como o desempenho e a vulnerabilidade, questões relevantes para o debate sobre as masculinidades, são focalizados nas crônicas selecionadas. O artigo estabelece as conexões entre os desempenhos dos homens representados nos textos literários e as discussões das questões nas contribuições teóricas sobre o assunto. A abordagem enfatiza a multiplicidade nos descompassos do homem em suas práticas sociais contemporâneas que envolvem as relações de gênero.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Carlos Simon, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Téléchargements

Publié-e

2016-10-25

Comment citer

Simon, L. C. (2016). Colegas do Silva: desempenho e vulnerabilidade dos homens em crônicas de Luis Fernando Verissimo. Signo, 41(72), 123-132. https://doi.org/10.17058/signo.v41i72.7180

Numéro

Rubrique

Tema Livre