Segmentação de palavras na alfabetização de crianças: um estudo sobre consciência de palavra

Autores

  • Débora Mattos Marques
  • Aline Lorandi Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7243

Palavras-chave:

Consciência de palavra. Hipersegmentação. Hipossegmentação, modelo de Redescrição Representacional.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a consciência linguística acerca do conceito de palavra pode influenciar as segmentações na escrita de crianças nos primeiros anos no Ensino Fundamental, observando, então, dados de hiper e hipossegmentação e relacionando-os com a consciência de palavra. Para análise dos dados de consciência linguística, utilizou-se o Modelo de Redescrição Representacional, de Karmilloff-Smith (1986, 1992), que postula quatro níveis em que o conhecimento é redescrito na mente humana, tornando-se, ao longo do tempo, acessível para consciência e verbalização. A metodologia de pesquisa consistiu em seis testes, sendo quatro para verificação nos níveis de consciência de palavra e dois para obtenção de dados de escrita. Na análise dos dados percebeu-se que grande parte dos equívocos segmentais na escrita tem relação com o entendimento que esse sujeito possui acerca do que é uma palavra. Como resultado, então, encontraram-se evidências de que as segmentações incomuns não são motivadas apenas por questões prosódicas ou fonológicas, mas também por questões de consciência linguística a respeito do que esse sujeito entende por palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lorandi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Linguística pela PUCRS, com Pós-Doutorado em Neurociência e Psicologia Cognitiva pelo Birkbeck College, University of London. Atua no curso Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, de modo especial, com temas ligados à Psicolinguística e à Aquisição da Linguagem.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Marques, D. M., & Lorandi, A. (2016). Segmentação de palavras na alfabetização de crianças: um estudo sobre consciência de palavra. Signo, 41(71), 88-100. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7243

Edição

Seção

Tema Livre