Segmentação de palavras na alfabetização de crianças: um estudo sobre consciência de palavra

Autores/as

  • Débora Mattos Marques
  • Aline Lorandi Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7243

Palabras clave:

Consciência de palavra. Hipersegmentação. Hipossegmentação, modelo de Redescrição Representacional.

Resumen

A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a consciência linguística acerca do conceito de palavra pode influenciar as segmentações na escrita de crianças nos primeiros anos no Ensino Fundamental, observando, então, dados de hiper e hipossegmentação e relacionando-os com a consciência de palavra. Para análise dos dados de consciência linguística, utilizou-se o Modelo de Redescrição Representacional, de Karmilloff-Smith (1986, 1992), que postula quatro níveis em que o conhecimento é redescrito na mente humana, tornando-se, ao longo do tempo, acessível para consciência e verbalização. A metodologia de pesquisa consistiu em seis testes, sendo quatro para verificação nos níveis de consciência de palavra e dois para obtenção de dados de escrita. Na análise dos dados percebeu-se que grande parte dos equívocos segmentais na escrita tem relação com o entendimento que esse sujeito possui acerca do que é uma palavra. Como resultado, então, encontraram-se evidências de que as segmentações incomuns não são motivadas apenas por questões prosódicas ou fonológicas, mas também por questões de consciência linguística a respeito do que esse sujeito entende por palavra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Lorandi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Linguística pela PUCRS, com Pós-Doutorado em Neurociência e Psicologia Cognitiva pelo Birkbeck College, University of London. Atua no curso Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, de modo especial, com temas ligados à Psicolinguística e à Aquisição da Linguagem.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Marques, D. M., & Lorandi, A. (2016). Segmentação de palavras na alfabetização de crianças: um estudo sobre consciência de palavra. Signo, 41(71), 88-100. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7243

Número

Sección

Tema Livre