O papel do imaginário na formação de inferências na leitura

Autores

  • Sandra Regina Tornquist

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.73

Palavras-chave:

Leitura, imaginário, inferência, compreensão

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar que o imaginário, tomado sob o aspecto criador que lhe atribuem estudiosos como Gilbert Durand e Michel Maffesoli, entre outros, atua de forma decisiva sobre os tipos de inferências formadas a partir da leitura. Desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, este trabalho apresenta, inicialmente, os conceitos de imaginário adotados, bem como o material de pesquisa relativo à inferência em leitura, de maneira especial a obra Leitura: inferências e contexto sociocultural, de Regina Lúcia Péret Dell’Isola, com complementações a partir de obras de outros autores. Por fim, é analisado do papel desempenhado pelo imaginário na formação de inferências no ato de leitura. Através do estudo realizado, pode-se perceber que a inferência, criada na mente do leitor durante a leitura, é fruto do imaginário, sendo este fundamental na formação daquela, na medida em que aumenta o número de leituras possíveis. Por outro lado, a leitura também tem seu papel na constituição do imaginário, pois permite a formação de novas imagens que vão compô-lo e enriquecê-lo.

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Publicado

2007-07-03

Como Citar

Tornquist, S. R. (2007). O papel do imaginário na formação de inferências na leitura. Signo, 32(53), 259-265. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.73

Edição

Seção

Artigos