A argumentação e a configuração discursiva da certeza em A Casa dos Budas Ditosos

Autores

  • Leonardo Alexander DO CARMO SILVA Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.7695

Palavras-chave:

João Ubaldo Ribeiro. Literatura brasileira. Retórica. Persuasão. Argumentação.

Resumo

O romance A Casa dos Budas Ditosos é apresentado aos leitores como sendo a transcrição do depoimento oral de uma libertina sexagenária, identificada apenas pelas iniciais CLB. Naquela que é provavelmente a sua obra mais escandalosa e polêmica, João Ubaldo Ribeiro cria uma figura de autor/orador complexa e provocadora, que busca seduzir e exercer um poder através do discurso. A partir da constatação de que o depoimento tem uma forte dimensão argumentativa e uma finalidade persuasiva, buscamos estudar, neste artigo, como se caracteriza a retórica dessa libertina. Dessa forma, nos interessamos pelas estratégias argumentativas e recursos retóricos empregados pela narradora ao longo do romance. Para essa análise, utilizaremos como base teórica a Retórica de Aristóteles e obras contemporâneas como a de Perelman e Olbrechts-Tyteca, assim como trabalhos na área de semântica, como as de Bernard Pottier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Alexander DO CARMO SILVA, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Professor de português língua estrangeira na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Doutorando na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 ; École Doctorale 122 – Europe Latine, Amérique Latine ; Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL), Paris, França – leonardoalexandersilva@gmail.com. Mestre em Literatura Comparada, pela Université Paris-Sorbonne, e mestre em Estudos Lusófonos, pela Université Sorbonne Nouvelle.

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

DO CARMO SILVA, L. A. (2017). A argumentação e a configuração discursiva da certeza em A Casa dos Budas Ditosos. Signo, 42(73), 124-134. https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.7695

Edição

Seção

vol. 42, nº 73 – Linguagem e Argumentação