Arte literária e cognição de adultos idosos: uma parceria entre letras e psicologia

Maria Tereza Amodeo, Rochele Paz Fonseca

Resumo


O artigo apresenta os antecedentes e os resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Letras da PUCRS em parceria com a Faculdade de Psicologia, que visa à investigação das capacidades comunicativas e cognitivas do adulto idoso, com vistas a contribuir para o aprimoramento da sua qualidade de vida. A partir da abordagem interdisciplinar que associa, especificamente, a Teoria da Literatura à Neuropsicologia, a pesquisa apresenta resultados qualitativos sobre funções cognitivas de um grupo de adultos idosos participantes de um programa de intervenção da literatura, avaliados por meio de pré e pós-testes.

Palavras-chave


Literatura. Neuropsicologia. Envelhecimento. Intervenção

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v34i57.955

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo