The reader teacher and the teaching of reading competence

Authors

  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Salete Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12009

Keywords:

teachers as readers, self-evaluation in reading, reading teaching, Project Ler & Educar - UFSC.

Abstract

The objective of this research is to analyze and comprehend the role of teachers as readers, their evaluation of their own performance and the implications of this "being a reader" in the reports about their own pedagogical practices. Based on the principle that what is not known or mastered cannot be taught, we conceive that in order to teach reading it is essential for the teacher to be a reader and to have diversified experiences of reading. These features allow the reader/teacher to produce and negotiate coherent and relevant meanings, to sustain positions and to identify points of view. In order to conduct the investigation, data from the network project Ler & Educar: formação continuada de professores da rede pública de SC – Núcleo UFSC were considered. This Project was developed by the Observatório da Educação Programme (Public Notice 049/2012/Capes/Inep), from 2013 to 2015, in six state public schools of basic education in the city of Florianópolis/SC. The data from semi structured interviews were analyzed to investigate the teachers’ perception of their own reading and of their teaching practices. The analysis indicate that great majority of the teachers admits that they do not read much and do not know the process of reading, which, as defended in this piece of research, can negatively interfere in their performance as readers. This can result on planning and mastering lessons which do not take the reading as an object of knowledge to be taught.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Área de Concentração: Psicolinguística. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-0833-6903

Maria Salete, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Linguística. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do IFC. Atua no ensino superior nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia e Matemática, Tecnólogo em Negócios Imobiliários e Tecnólogo em Sistemas para Internet.

References

ALLIENDE, F.; CONDEMARÍN, M. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ANDRADE, L. T. de. Professores leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimentos e de saberes. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BAKER, L.; BROWN, A. L. Metacognitive skills and reading. In: PEARSON, D. (Ed.). Handbook of reading research. New York: Longman, 1984. p. 353-394.

BARROSO, S. L. A leitura de uma reportagem de divulgação científica: a influência da multimodalidade e o uso de estratégias de leitura. 2013. Dissertação (Mestrado em Magister Scientiae) - Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG. Disponível em: <http://www.tede.ufv.br/tedesimplificado/tde_arquivos/55/TDE-2013-09-04T062315Z-4804/Publico/texto%20completo.pdf>. Acesso em: 20 out. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2015.

______. Ministério da Educação. Pisa 2000: relatório nacional. Brasília, 2001.

______. Lei no 12.014, de 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 2009. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12014.htm?TSPD_101_R0=d290133f0a674c2a951ec856c2f37b3el1E0000000000000000e511bfbfffff00000000000000000000000000005ae23db7000fb6477b>. Acesso em: 12 abr. 2018.

BRITTO, L. P. L. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 1998.

DAGA, A. C. Compreensão leitora: o ato de ler e a apropriação e conhecimentos na EaD. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95180>. Acesso em: 04 nov. 2015.

FINGER-KRATOCHVIL, C. Estratégias para o desenvolvimento da competência lexical: relações com a compreensão em leitura. 2010. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94372>. Acesso em: 04 nov. 2015.

GATTI, A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>. Acesso em 30 jul. 2015.

HILÁRIO, J. R. N. A geração difusa: Roberto Piva, Cláudio Willer e Péricles Prade. 2018. Tese (Doutorado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2018.

JOU, G. I. de. As habilidades cognitivas na compreensão da leitura: uma proposta de intervenção no contexto escolar. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11063/000309806.pdf>. Acesso em 09 set. 2015.

JUNKES, L. Formação do/a alfabetizador/a e o curso de Pedagogia: o sistema fonológico como um dos fundamentais conhecimentos a ser estudado e aprendido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2018.

KINTSCH, W.; RAWSON, K. A. Compreensão. In: SNOWLING, M. J.; Hulme, C. (Eds.). A Ciência da Leitura. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 227-244

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.

______. A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

KOPKE FILHO, H. 2001. Estratégias em compreensão da leitura: conhecimento e uso por professores de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado), FFLCH da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas metodológicas. 6. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 51-62.

MARINI, J. A. de S; JOLY, M. C. R. A. A leitura no ensino médio e o uso de estratégias metacognitivas. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 8, n. 2, p.505-522, 2008. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/10756/8448>. Acesso em: 12 nov. 2015.

MIGUEL, E. S.; PÉREZ, J. R. G.; PARDO, J. R. Leitura na sala de aula: como ajudar os professores a formar bons leitores. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Penso, 2012.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

______. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.

MOURÃO, L.; ESTEVES, V. V. Ensino Fundamental: das competências para ensinar às competências para aprender. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 497-512, jul./set. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v21n80/a06v21n80.pdf>. Acesso em 20 out. 2015.

PERFETTI, C.; LANDI, N.; OAKHILL, J. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. A Ciência da Leitura. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013. p.245-265.

PIOVEZAN, N. M. Compreensão e estratégias de leitura no ensino Fundamental. PSCI, v.9, n.1. p. 53- 62, jun 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1676- 3142008000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 25 jun. 2015.

SILVA, E. T. Formação de leitores literários: o professor leitor. In: SANTOS, F. dos; NETO, J. C. M.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Mediação de Leitura: discussão e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p.26-36.

SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

______. Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

SIM-SIM, I. O Ensino da leitura: a compreensão de textos. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2007.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6.ed. Porto alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, A. C. de. Parte 1- cognição, aprendizagem e língua. In: SOUZA, A. C. de; GARCIA, W. A da C. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012a.

______. Sobre o quanto e como lemos (se é que o fazemos): resultados de avaliação dos níveis de competência em leitura no Brasil. In: SOUZA, A. C. de; GARCIA, W. A. da C. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012b. p. 81-100

______. Leitura, produção de sentidos e ensino. II Seminário de Leitura e Produção Textual - SELEP, 2012, Criciúma. Criciúma: Editora da UNESC, v. 1. p. 1-12, 2012c.

______. Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados. 2004. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/87454>. Acesso em 05 abr. 2015.

SOUZA, A. C. de; BACK, A. C. P.; FINGER-KRATOCHVIL, C. Ler & educar: formação continuada de professores da rede pública de Santa Catarina. Observatório da Educação/Obeduc, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep, Edital 049/2012.

Published

2018-05-02

How to Cite

Souza, A. C. de, & Salete, M. (2018). The reader teacher and the teaching of reading competence. Signo, 43(77), 143-159. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12009

Issue

Section

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita