Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13065Keywords:
Leitura Enunciativa. Teoria da polifonia. Sentido. Vozes discursivas.Abstract
A leitura enunciativa exige a participação ativa do leitor na reconstrução do sentido do discurso e, na perspectiva da teoria da polifonia, pode ser sistematizada em dois níveis: (1) descrição das diferentes vozes presentes no discurso; e (2) identificação das atitudes do locutor frente estas vozes. Este estudo mostra como os diferentes pontos de vista são importantes para que o leitor compreenda proficientemente o discurso, suas combinações e instruções. A fundamentação teórica está alicerçada em Ducrot, na Semântica Argumentativa (SA) ou Teoria da Argumentação na Língua (TAL), Flores e Teixeira (2005), Azevedo (2016), Negroni (2005), entre outros. Aplica-se, nesta investigação, a metodologia proposta por Ducrot, que consiste na observação, descrição e explicação do sentido do discurso para chegar à significação na língua. A descrição polifônica do discurso permite explicar, por exemplo, a atualização de um conector, mesmo ausente graficamente. Cientes da necessidade de um número maior de observações, descrições e explicações polifônicas, fica o convite aos leitores para mergulharem na trama de vozes do discurso.Downloads
References
ANSCOBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. La Argumentación em la lengua. Editorial Gredos, S.A.: Madrid, 1994.
ASSIS, Machado de. A Cartomante. [S.l.], Sivadi Editorial, [19?]
AZEVEDO, Tânia Maris de. Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexão sobre o ensino da leitura. Antares, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, p. 48-65, jan.-jun. 2016a.
_______. Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino de leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 51, n.1, p. 73-81, jan.-mar. 2016b.
BARBISAN, Leci Borges. O sentido no discurso: o olhar da Teoria da Argumentação na Língua. In. DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci Borges. (Org.) Enunciação e Discurso: tramas e sentidos. São Paulo: Contexto, 2012.
BRÉAL, Michel. Ensaio de Semântica: ciência das significações. São Paulo: EDUC, 1992.
DOSSE, François. História do estruturalismo, v.1: o campo do signo, 1945 – 1966. São Paulo: Ensaio; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.
DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación – conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1990.
_______. Enciclopedia EINAUDI. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984.
_______. La Sémantique Argumentative peut-elle se réclamer de Saussure? In. SAUSSURE, Louis de (Org.) Nouveaux regards sur Saussure. Genebra: Librairie Droz S.A., 2006.
_______. O dizer e dito. Campinas SP: Pontes, 1987.
_______. Os Riscos do Discurso: Encontros co Oswald Ducrot. São Carlos: Pedro & João editores, 2018.
FLORES, Valdir do Nascimento et al. Enunciação e gramática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
_______ . Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.
______ . Bakhtiniana, São Paulo, v.1, n. 2, p. 143-164, jul.-dez. 2009.
NEGRONI, María Marta García; TORDESILLAS COLADO, Marta. La enunciación em la lengua: de la deixis a la polifonia. Madrid: Editorial Gredos, S.A., 2001.
NEGRONI, María Marta García; LESCANO, Alfredo M. Prólogo. In. CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La Semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. 1.ed. Buenos Aires: Colihue, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
______. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
TEIXEIRA, Marlene. É possível a leitura? Revista Nonada: Porto Alegre, ano 8, n.8, 2005, p. 195-204.