Literatura juvenil e crítica feminista: emancipação nos contos de fada de Marina Colasanti
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v45i84.15385Keywords:
Crítica literária feminista, Estudos de gênero, Narrativas primordiais.Abstract
Este trabalho analisa a representação de mulheres nos contos “A primeira só” e “São os cabelos das mulheres”, presentes nos livros Uma ideia toda azul (1979) e Com certeza tenho amor (2009), de Marina Colasanti. Nosso objetivo é defender que há, nos contos analisados, transgressões de gênero a partir da alteração do papel da mulher nos contos de fadas. Se, majoritariamente, nos contos de fadas, o destino das personagens mulheres é alterada a partir da interferência mágica ou masculina, em Colasanti as próprias mulheres modificam seu destino ao se posicionarem eticamente contra o domínio patriarcal. Os contos analisados apontam para o questionamento, no plano do literário, de valores patriarcais ainda vigentes, por meio de personagens que se debatem com a condição de assujeitamento na qual elas estão imersas.Downloads
References
BENJAMIN, Walter. O Narrador – considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 8. ed. Trad. Arlete Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.
COLASANTI, Marina. Mais de 100 histórias maravilhosas. Ilustrações de Marina Colasanti. São Paulo: Global, 2015.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2004.
HANISCH, Carol. O Pessoal é Político. Art. Nova York, 1969. Tradução livre. Disponível em: https://we.riseup.net/assets/190219/O+Pessoal%2B%C3%A9%2BPol%C3%ADtico.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. História e Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. Tradução de Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.
LIEBEL, Silvia. Demonização da mulher: a construção do discurso misógino no Malleus Maleficarum. Monografia. (curso de História) – Universidade Federal do Paraná, curso de História, setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR. Curitiba, 2004. Disponível em: <http://www.historia.ufpr.br/monografias/2003/silvia_liebel.pdf>. Acesso em: 3 set. 2017.
MEDEIROS, Nilda Maria. A enunciação poética nos contos de Marina Colasanti. 2009. 204 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Disponível em: <http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/estudos_literarios/1721.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2017.
MENDES, Marisa B. T. Em busca dos contos perdidos. O significado das funções femininas nos contos de Perrault. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 2000.
MICHELLI, Regina. Marina Colasanti: A figura feminina no cenário do maravilhoso. Revista Augustus; Rio de Janeiro. Ano 15. N. 30. Agosto de 2010. Disponível em: < http://apl.unisuam.edu.br/augustus/images/edicao30/pdf/rev_aug_30_art09.pdf>. Acesso em: 2 set. 2017.
PROPP, Vladimir. Morfologia do Conto Maravilhoso. Trad. Jasna Paravich Sarhan. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
ZIPES, Jack David. Fairy tales and the art of subversion: the classical genre for children and the process of civilization. 2. ed. New York: Routledge, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing with Signo retain the copyright to their work, licensing it under the Creative Commons Attribution License which allows articles to be re-used and re-distributed without restriction, as long as the original work is correctly cited. Signo is owned by Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul and also hosts the Open Journal System plataform. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)