Poética em caminhada: presença do corpo em voz nas letras das composições de Bob Dylan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17280

Palavras-chave:

Bob Dylan, lirismo, corpo em voz, imaginação errante, poética em caminhada

Resumo

Este artigo investiga, nas letras das composições de Bob Dylan, o registro de um corpo em voz que se movimenta, impulsionado pela bagagem da biografia do compositor. Para tanto, inicia tentando compreender o conceito do corpo em voz através dos estudos de Paul Zumthor e se há a possibilidade de emergir de uma letra impressa no papel, lida como um poema, a repercussão lírica do cancioneiro. Também demonstra, a partir de uma perspectiva fenomenológica em Bachelard, que esse corpo em voz, dotado de experiências de estrada, pode projetar caminhos na imaginação do leitor-ouvinte. Para isso o estudo seleciona cinco letras de canções da obra de Dylan, gravadas entre 1962 e 1965, certificando evidências temáticas e mecanismos de linguagem utilizados pelo compositor, como vocabulário semântico de topoi de viagem, analogias e metáforas, que podem possibilitar e comprovar um devaneio da caminhada no receptor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulio Daniel Mello, UNISC

Giulio Daniel Mello é graduado em Letras/Português pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Giulio atua como pesquisador do grupo Estudos Poéticos, no qual desenvolveu os seus estudos sobre o corpo em voz nas letras das composições do Bob Dylan. Também é músico e compositor, membro da banda Lunas, com a qual lançou o EP — Até Mais Temporal no ano de 2019.

Ângela Cogo Fronckowiak, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutora em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 202 p.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 275 p.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 205 p.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 242 p.

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 232 p.

BARBOSA, Elyana. Gaston Bachelard: o arauto da pós-modernidade. 2. ed. Salvador: UFBA, 1996. 193 p.

BERND, Zilá. Dicionário de figuras e mitos literários das Américas. Porto Alegre: Tomo Editorial; Ed. da UFRGS, 2007. 704 p.

DYLAN, B. Boots of Spanish Leather. In: _____. The times they are a-changin. Columbia Records, 1964, faixa 7.

DYLAN, B. Mr. Tambourine Man. In: _____. Bringing it all back home. Columbia Records, 1965, faixa 8.

DYLAN, B. Outlaw Blues. In: _____. Bringing it all back home. Columbia Records, 1965, faixa 5.

DYLAN, B. Song to Woody. In: _____. Bob Dylan. Columbia Records, 1962, faixa 12.

DYLAN, B. Tomorrow Is a Long Time. In: _____. Bob Dylan's greatest hits vol. II. Columbia Records, 1971, faixa 8.

EPSTEIN, Daniel Mark. A balada de Bob Dylan: um retrato musical. Tradução de Thiago Lins. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 516 p.

FERREIRA, Agripina Encarnacion. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos bachelarianos. Londrina: Eduel, 2013. 225 p.

MÃE, Valter Hugo. Esse Senhor Dylan. Prefácio. In: DYLAN, Bob. Tarântula. Tradução de Rogério Galindo. São Paulo: Planeta, 2007. 134 p. p.7-11.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. 368 p.

PERKOSKI, Norberto.; RICHTER, Sandra. Imaginação criadora e conhecimento: imagem e metáfora em Gaston Bachelard. In: OLIVEIRA, Rejane Pivetta de. (Org.). Literatura para pensar e intervir no mundo. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2013, p. 29-43.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996. 322 p.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 128 p.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 328 p.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sonia Queiroz. Cotia, SP: Atêlie Editorial, 2005. 192 p.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Mello, G. D., & Fronckowiak, Ângela C. (2022). Poética em caminhada: presença do corpo em voz nas letras das composições de Bob Dylan. Signo, 47(89), 95-108. https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17280