A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Angela Ines Klein
  • Regina Ritter Lamprecht

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2969

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da dissertação de mestrado que pesquisou a compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A amostra estudada compôs-se de alunos freqüentadores da quarta série do ensino fundamental residentes no município de Teutônia, Rio Grande do Sul. Foram selecionados três alunos com o diagnóstico de TDAH e que estivessem tomando medicação supervisionada por um médico neurologista. Para cada aluno com TDAH foram selecionados três sujeitos sem a presença do transtorno, que deveriam estar estudando na mesma sala. Desta forma, responderam aos testes nove sujeitos controle e três experimentais. Embora o estudo esteja baseado numa análise qualitativa, os resultados levam à seguinte conclusão geral: os alunos com TDAH podem apresentar resultados tão bons quanto os de seus colegas de sala em testes de consciência fonológica e de compreensão em leitura, sendo para isso necessário uma orientação de alguém para a realização do teste e também dispor de tempo para a realização do teste, o que significa mais tempo se comparado a seus colegas de sala. Além disso, é importante que a criança esteja sob acompanhamento médico a fim de verificar a necessidade do medicamento e a dosagem adequada da medicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-05

Como Citar

Klein, A. I., & Lamprecht, R. R. (2012). A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Signo, 37(63), 25-54. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2969

Edição

Seção

Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura