Concebendo a língua como um sistema adaptativo complexo: um problema para a pesquisa em aquisição de segunda língua?

Autores

  • Bruno Moraes Schwartzhaupt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4231

Resumo

O presente artigo visa a discutir o impacto da adoção de uma perspectiva que concebe a língua como um Sistema Adaptativo Complexo no trabalho desempenhado por pesquisadores da área de Aquisição de Segunda Língua. Para tal, o texto apresenta, inicialmente, a definição de língua como um sistema adaptativo complexo, em contraste com a perspectiva que tradicionalmente permeia pesquisas na área. Em seguida, disserta-se acerca das principais contribuições dessa perspectiva para a área de Aquisição de Segunda Língua. Finalmente, trata-se das implicações da adoção de tal perspectiva para a pesquisa na área. Argumenta-se que conceber a língua como um Sistema Adaptativo Complexo pressupõe uma mudança no paradigma de visão do que é esse objeto de estudo, fazendo com que pesquisadores precisem levar em consideração múltiplos fatores em interação. Embora, a princípio, tal necessidade possa ser encarada como uma barreira para a condução de estudos científicos na área, conclui-se que essa possa ser, na verdade, um fator motivacional.

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Biografia do Autor

Bruno Moraes Schwartzhaupt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Línguistica Aplicada - Aquisição Fonético-Fonológica de L2

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

Schwartzhaupt, B. M. (2013). Concebendo a língua como um sistema adaptativo complexo: um problema para a pesquisa em aquisição de segunda língua?. Signo, 38(65), 261-272. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4231

Edição

Seção

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013