Viagens de aprendizagem: um estudo de metáforas em narrativas de aprendizagem de inglês

Autores

  • Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.5752

Palavras-chave:

Historias de aprendizagem. Metáfora da viagem. Esquema imagético.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo sobre a metáfora da viagem em histórias de aprendizagem de língua inglesa, tendo por suporte teórico o conceito de metáfora e de esquemas imagéticos da linguística cognitiva. Os dados foram retirados do corpus de narrativas de aprendizagem de inglês do projeto AMFALE . Para localizar os exemplos de metáforas que têm como base a metáfora conceitual A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA É UMA VIAGEM , utilizamos o mecanismo de busca do Google, interno ao site que hospeda o corpus do AMFALE, e fizemos buscas com palavras do campo semântico viagem em português e em inglês. Em seguida selecionamos exemplos onde a metáfora era mais salientes e escolhemos alguns deles para nossa análise. Dividimos a análise em três partes, a partir do esquema imagético da viagem, origem-percurso-destino. A análise evidencia que a maioria das metáforas está relacionada ao processo de aprendizagem metaforizado como um percurso, apesar de encontrarmos também algumas poucas metáforas se referindo à origem e ao destino da viagem.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora do CNPq

Ronaldo Corrêa Gomes Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Linguísticos - POSLIN - UFMG

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Publicado

2016-03-14

Como Citar

Paiva, V. L. M. de O. e, & Junior, R. C. G. (2016). Viagens de aprendizagem: um estudo de metáforas em narrativas de aprendizagem de inglês. Signo, 41(70), 155-165. https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.5752

Edição

Seção

vol. 41, nº 70 – Metáfora e metonímia: múltiplos olhares