Hibridismo cultural no espaço urbano: a São Paulo de Luiz Ruffato

Autores

  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria
  • André Soares Vieira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v40i69.5924

Palavras-chave:

Hibridismo. São Paulo. Luiz Ruffato. Eles eram muitos cavalos.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre os mecanismos discursivos do romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, evidenciando o fenômeno sociocultural do hibridismo como elemento fundamental na composição do espaço urbano de São Paulo. A fim de alcançamos o nosso objetivo, adequamos o estudo aos seguintes parâmetros metodológicos: a) análise rigorosa dos recursos estéticos manipulados pelo autor com o intuito de perceber como certas temáticas,tão relevantes ao debate do weltgefuehlsocial da América-Latina, são amalgamadas ao arcabouço do romance; b) compreensão do hibridismo como conceito-chave na configuração tanto das relações interpessoais entre os habitantes da metrópole, quanto da organização dos fragmentos, conferindo unidade à narrativa; c) fortuna crítica de autores oriundos da teoria literária eda sociologia na tentativa de promover o diálogo das esferas do conhecimentos que abalizam esta pesquisa científica. Para tanto, construímos um aporte teórico que sevaleu dos apontamentos de Canclini (2013), Calvino (2010), Bauman (2001), (2009), Canevacci (1996), Bakhtin (2012), Giddens (2008), Landowski (2002), entre outros.A partir dos constituintes avaliados, concluímos que o hibridismo sociocultural que compõe o cenário das grandes cidades latino-americanas coaduna-se com o próprio experimentalismo de formas do romance, apontando um caminho onde a multiplicidade e heterogeneidade assumem um papel fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), é bolsista CAPES. Obteve o título de Mestre (2014) pela instituição com a dissertação A velocidade e a simultaneidade na configuração fragmentada da urbe em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Literatura Comparada e atua como docente em Literatura Brasileira, com ênfase em Literatura dos séculos XX e XXI.

André Soares Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor pela Universidade Federal Fluminense, é doutor em Letras pela (UFF) e pós-doutor em Estudos Literários (UFMG). É professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da (UFSM). Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa e o Núcleo de Estudos sobre Intermidialidade (CNPq/UFMG).

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Zamberlan, L. da C., & Vieira, A. S. (2015). Hibridismo cultural no espaço urbano: a São Paulo de Luiz Ruffato. Signo, 40(69), 100-109. https://doi.org/10.17058/signo.v40i69.5924

Edição

Seção

vol. 40, nº 69 - Lugares na/da narrativa hispano-americana