O uso da anáfora conceitual na argumentação escrita

Autores

  • Sandra Maria Leal Alves

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.884

Palavras-chave:

Anáfora conceitual. Texto argumentativo. Compreensão leitora.

Resumo

O uso da anáfora conceitual na produção de textos argumentativos constitui-se numa importante dificuldade apresentada por muitos estudantes de diferentes níveis de escolaridade. Por tratar-se de uma retomada com características sintetizadoras, seu uso inadequado pode resultar em problemas de compreensão leitora do conteúdo proposto. Dentro dessa perspectiva, este estudo propõe-se a analisar algumas passagens de redações de vestibular que apresentam usos inapropriados dessa estratégia coesiva e sugerir alternativas semanticamente mais adequadas.

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Publicado

2009-07-03

Como Citar

Alves, S. M. L. (2009). O uso da anáfora conceitual na argumentação escrita. Signo, 34(57), 76-88. https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.884

Edição

Seção

Mesa I - Leitura e Psicolinguística - Compreensão Leitora - Argumentação Retórica e Análise do Discurso