O texto, o livro, o sentido e o leitor

Autores/as

  • Márcio Souza Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.11156

Palabras clave:

Sentido. Manuscrito. Impresso. Digital. Texto.

Resumen

Discute-se a questão da produção de sentido na comunicação letrada através da abordagem de três apresentações diferentes dos Evangelhos: uma apresentação manuscrita, uma impressa e uma digital. Partindo de uma distinção entre “texto” e “livro”, defende-se a ideia de que os suportes materiais são importantes na construção dos sentidos sem contudo relegar ao segundo plano, como pouco importantes, as questões dos usos, das apropriações dos leitores e, obviamente, do texto. É desenhada uma proposta de cartografia mínima para o mapeamento da produção de sentido, envolvendo o texto, os aspectos materiais de sua apresentação, a dimensão individual e a social dos leitores.

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Biografía del autor/a

Márcio Souza Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação pela UFRJ Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ Bolsista Prociência UERJ/FAPERJ

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Publicado

2018-01-27

Cómo citar

Gonçalves, M. S. (2018). O texto, o livro, o sentido e o leitor. Signo, 43(76), 88-98. https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.11156

Número

Sección

Edição, textualidades e produção textual