Fundamentos cognitivos para o ensino da leitura

Autores/as

  • Lucilene Bender de Sousa
  • Rosângela Gabriel

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1201

Resumen

Neste artigo, revisamos alguns fundamentos teóricos para o ensino da leitura baseados em recentes estudos das neurociências e ciências cognitivas. A leitura, enquanto processo cognitivo, deve ser compreendida em todos os seus níveis de processamento para que o ensino possa identificar e atender às necessidades do aluno. Primeiramente, abordamos o processamento da leitura do nível mais básico, a decodificação, ao nível mais avançado, a compreensão. Em seguida, exploramos funções cognitivas que não são exclusivas da leitura, a memória, a emoção e a aprendizagem. Por fim, propomos uma visão integrada desses processos, considerando a intrínseca relação entre língua, cognição e cultura, a qual permeia todas as nossas atividades, destacando o papel da cultura e da educação no desenvolvimento cognitivo.

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Publicado

2009-07-03

Cómo citar

Sousa, L. B. de, & Gabriel, R. (2009). Fundamentos cognitivos para o ensino da leitura. Signo, 34(57), 47-63. https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1201

Número

Sección

Mesa I - Leitura e Psicolinguística - Compreensão Leitora - Argumentação Retórica e Análise do Discurso