As palavras são miradouros. Pessoa: uma aguda alegria
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13722Palabras clave:
Pessoa. Semântica Argumentativa. Paradoxo. Escrita.Resumen
Este artigo tem por objetivo geral observar as relações entre as palavras de um texto e a sua estrutura sintática. Os fenômenos linguísticos analisados são, entre outras coisas, o paradoxo, as relações de recuo e de adiantamento e o processo de "desparadoxalisação". É interessante notar que, segundo a posição gramatical que decidimos atribuir à palavra, escolhemos enfim qual dos esquemas da sua significação passará adiante e qual será puxado para trás. A nossa perspectiva é a da Semântica Argumentativa – especialmente a da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) de Marion Carel. O texto que analisamos é um fragmento do Livro do desassossego por Bernardo Soares de Fernando Pessoa.Descargas
Citas
CAREL, Marion. L’Entrelacement argumentatif. Lexique, discours et blocs sémantiques. Paris : Éditions Honoré Champion, 2011.
CAREL, Marion. Signification et argumentation. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, jan. 2017. ISSN 1982-2014. Doi: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v42i73.8579.
CAREL, Marion. Les argumentations énonciatives. Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 125-143, abril-jun. 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2018.2.30475
CAREL, Marion. Interprétation et décodage argumentatifs. Signo, Santa Cruz do Sul, à paraître.
CHRISTOPULOS, Giorgio. « Au delà de l’isotopie », SHS Web of Conferences, vol 46, article n°06004, 2018, 6ème Congrès Mondial de Linguistique Française, https://doi.org/10.1051/shsconf/20184606004.
CHRISTOPULOS, Giorgio; GOMES, Lauro. Ler Pessoa. Dois estudos semânticos em torno de sua obra poética. Signo, Santa Cruz do Sul, à paraître.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.