Processamento neural de frases em português brasileiro em monolíngues e bilíngues: um estudo com fMRI dos efeitos da compreensão leitora na ativação cerebral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13723

Palabras clave:

processamento de frases, monolíngues, bilíngues, compreensão leitora, ressonância magnética funcional

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma tese desenvolvida no Núcleo de Estudos em Leitura na Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Center for Cognitive Brain Imaging na Carnegie Mellon University (Pittsburgh, PA, EUA). O estudo, de natureza transversal, quantitativa e exploratória, objetivou investigar cérebros de monolíngues do português-brasileiro e bilíngues do par linguístico português-brasileiro e inglês e sua resposta neuroanatômica ao processamento de frases escritas. Para os fins deste artigo, delimitou-se detalhar os resultados relativos ao objetivo de investigar as áreas cerebrais recrutadas para o processamento de frases em português por monolíngues e bilíngues. Doze bilíngues tardios do par linguístico português brasileiro-inglês e 10 monolíngues do português brasileiro participaram do estudo. Os estímulos consistiram de 60 frases em inglês e frases equivalentes em português. Os participantes bilíngues leram as frases enquanto imagens funcionais do cérebro eram adquiridas em dois dias distintos enquanto os participantes monolíngues apenas leram as frases em português numa única sessão. Os dados foram analisados estatisticamente e revelam, em termos gerais, que a representação e o processamento da L1 engaja uma rede complexa de áreas cerebrais em monolíngues e bilíngues. Os bilíngues, em comparação com os monolíngues, recrutaram áreas adicionais bilateralmente para lidar com os aspectos fonológicos e semânticos da L1. Tal resultado pode sugerir que ser bilíngue muda a forma como os indivíduos processam sua língua materna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cyntia Bailer, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Professora do Departamento de Letras do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da Universidade Regional de Blumenau – FURB e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB; Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Lêda Maria Braga Tomitch, UFSC

Profa. Dra. Lêda M.B. Tomitch Professora Titular| Universidade Federal de Santa Catarina-Brasil Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras

Citas

ABUTALEBI, Jubin; CAPPA, Stefano F.; PERANI, Daniela. (2001). The bilingual brain as revealed by functional neuroimaging. Bilingualism: Language and Cognition, v. 4, n. 2, p. 179-190, 2001.

AMARO JR., Edson; BARKER, Gareth J. Study design in fMRI: Basic principles. Brain and Cognition, v. 60, p. 220-232, 2006.

BAILER, Cyntia. Working memory capacity and attention to form and meaning in EFL reading. 2011. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Inglês e Literatura Correspondente) – Curso de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 29 nov 2011.

BAILER, Cyntia. The neural processing of sentences in bilinguals and monolinguals: an fMRI study of Portuguese-English bilinguals and Portuguese monolinguals reading comprehension effects on brain activation. 2016. 341 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem-Inglês) – Curso de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 19 fev 2016.

BIALYSTOK, Ellen et al. Bilingual Minds. Psychological Science in the Public Interest, v. 10, n. 3, p. 89–129, 2009.

BIALYSTOK, Ellen. Reshaping the Mind: The Benefits of Bilingualism. Canadian Journal of Experimental Psychology, 65(4), p. 229-235, 2011.

BLEDOWSKI, Christoph, RAHM, Benjamin, & ROWE, James B. (2009). What “Works” in Working Memory? Separate Systems for Selection and Updating of Critical Information. The Journal of Neuroscience, 29(43), p. 13735-13741, 2009.

BOHSALI, Anastacia A. et al. Broca’s area - Thalamic connectivity. Brain & Language, v. 141, p. 80–88, 2015.

BOLGER, Donald J., PERFETTI, Charles A., & SCHNEIDER, Walter. Cross-Cultural Effect on the Brain Revisited: Universal Structures Plus Writing System Variation. Human Brain Mapping, v. 25, p. 92-104, 2005.

CABEZA, Roberto; NYBERG, Lars. Imaging cognition II: An empirical review of 275 PET and fMRI studies. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 12, n. 1, p. 1-47, 2000.

CAVANNA, Andrea E.; TRIMBLE, Michael R. The precuneus: a review of its functional anatomy and behavioural correlates. Brain, v. 129, p. 564-583, 2006.

CRINION, J. et al. Language Control in Bilingual Brain. Science, v. 312, n. 9), p. 1537-1540, 2006.

DANEMAN, Meredyth; CARPENTER, Patricia A. Individual differences in working memory and reading. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 19, n. 4, p. 450-466, 1980.

DE SMET, Hyo J. et al. The cerebellum: Its role in language and related cognitive and affective functions. Brain & Language, v. 127, p. 334–342, 2013.

DEHAENE, Stanislas. Reading in the brain. USA: Viking, 2009. 400 p.

DUFF, Melissa C.; BROWN-SCHMIDT, Sarah. The hippocampus and the flexible use and processing of language. Frontiers in human neuroscience, v. 6, p. 1-11, 2012.

GAGNÉ, ELLEN D.; YEKOVICH, Carol Walker; YEKOVICH, Frank R. The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1993.

GROSJEAN, François. Studying bilinguals: Methodological and conceptual issues. Bilingualism: Language and Cognition, v. 1, p. 131-149, 1998.

KELLER, Timothy; CARPENTER, Patricia; JUST, Marcel. The neural bases of sentence comprehension: An fMRI examination of syntactic and lexical processing. Cerebral Cortex, n. 11, p. 223-237, 2001.

KELLER, Timothy; CARPENTER, Patricia; JUST, Marcel. Brain imaging of tongue-twister sentence comprehension: Twisting the tongue and the brain. Brain and Language, v. 84, p. 189-203, 2003.

KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun A. Toward a Model of Text Comprehension and Production. Psychological Review, v. 85, n. 5, p. 363-394, 1978.

KOVELMAN, Ioulia; BAKER, Stephanie A.; PETITTO, Laura-Ann. (2008). Bilingual and Monolingual Brains Compared: A Functional Magnetic Resonance Imaging Investigation of Syntactic Processing and a Possible “Neural Signature” of Bilingualism. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 20, n. 1, p. 153-169, 2008.

MASON, Robert A.; JUST, Marcel A. Physics instruction induces changes in neural knowledge representation during successive stages of learning. NeuroImage, v. 111, p. 36-48, 2015.

MECHELLI, Andrea et al. Differential effects of word length and visual contrast in the fusiform and lingual gyri during reading. Proc. R. Soc. Lond. B 267, p. 1909-1913, 2000.

NEWMAN, Sharlene D. et al. Differential effects of syntactic and semantic processing on the subregions of Broca’s area. Cognitive Brain Research, v. 16, p. 297-307, 2003.

PALOMAR-GARCÍA, María-Ángeles et al. Do bilinguals show neural differences with monolinguals when processing their native language? Brain & Language, v. 142, p. 36-44, 2015.

PARKER JONES, Oiwi et al. Where, when and why brain activation differs for bilinguals and monolinguals during picture naming and reading aloud. Cerebral Cortex, v. 22, n. 4, p. 892-902, 2012.

PAVLICOVÁ, Martina; CRESSIE, Noel; SANTNER, Thomas J. Testing for Activation in Data from FMRI Experiments. Journal of Data Science, v. 4, p. 275-289, 2006.

ROSCH, Eleanor et al. Basic objects in natural categories. Cognitive Psychology, v. 8, p. 382-439, 1976.

SCHWARTZ, Ana I.; KROLL, Judith F. Language Processing in Bilingual Speakers. In: TRAXLER, M.; GERNSBACHER, M. (Org.). Handbook of Psycholinguistics (2nd ed.). San Diego, CA, USA: Elsevier Academic Press, 2006, p. 967-999.

SHAYWITZ, Sally E.; SHAYWITZ, Bennett A. Dyslexia (Specific Reading Disability). Biological Psychiatry, v. 57, p. 1301-1309, 2005.

STOECKEL, Cornelia et al. Supramarginal gyrus involvement in visual word recognition. Cortex, v. 45, p. 1091-1096, 2009.

TOMITCH, Lêda M.B. (2003). Reading: text organization perception and working memory capacity. Florianópolis, SC: PGI/UFSC, ARES - Advanced Research in English Series, 2003. 227 p.

TZOURIO-MAZOYER, Nathalie et al. Automated Anatomical Labeling of Activations in SPM Using a Macroscopic Anatomical Parcellation of the MNI MRI Single-Subject Brain. NeuroImage, v. 15, p. 273-289, 2002.

##submission.downloads##

Publicado

2019-09-03

Cómo citar

Bailer, C., & Tomitch, L. M. B. (2019). Processamento neural de frases em português brasileiro em monolíngues e bilíngues: um estudo com fMRI dos efeitos da compreensão leitora na ativação cerebral. Signo, 44(81), 22-37. https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13723

Número

Sección

Cooperação internacional na pesquisa em Linguística e Literatura