Belchior e o senso carnavalesco do mundo: das reminiscências a uma aporia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17303

Palabras clave:

Bakhtin, Belchior, Senso carnavalesco do mundo, Carnavalização, Elogio da loucura

Resumen

Dentre as teses que tornaram célebre o nome de Mikhail M. Bakhtin, certamente, podemos contar sua discussão em torno da carnavalização, elaborada a partir de um amplo estudo da obra de François Rabelais. A grande questão é que, não raro, as tentativas de enxergar a carnavalização para além de Rabelais têm engendrado certo reducionismo do conceito. No presente texto, então, buscamos apresentar os termos da carnavalização, tal como Bakhtin a apresenta em seu Problemas da poética de Dostoiévski, de 1963, e, sobretudo, em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais, de 1965. A partir das considerações de Bakhtin, tecemos uma reflexão a respeito da obra do compositor e cantor brasileiro Antônio Carlos Belchior. Na impossibilidade de perscrutar, aqui, toda a extensa obra de Belchior, nossa reflexão focaliza o álbum Elogio da loucura, de 1988. De modo semelhante, por não ser possível, aqui, discorrer detidamente sobre todas as canções do referido álbum, optamos por observações pontuais a respeito de algumas canções e, então, para uma análise mais detida, voltamo-nos à canção que fecha o álbum, nomeadamente, “Arte final”. Em seu todo, a reflexão proposta no presente trabalho busca sustentar a hipótese de que, na obra de Belchior, subjazem reminiscências do senso carnavalesco do mundo e, com elas, uma aporia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1996. 419 p. (Linguagem e Cultura, 12)

BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. 275 p.

BELCHIOR. Alucinação. Universal Music, 1976. CD.

BELCHIOR. Belchior, com nostalgia e pé na estrada. [Entrevista concedida a Ronaldo Farias]. O estado de São Paulo, 26 maio de 1988. Caderno 2, p. 77. Acesso em: 15 set. 2021. Disponível em: < https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19880526-34738-nac-0077-cd2-3-not/busca/Belchior >.

BELCHIOR. Bahiuno. Movieplay, 1993. CD.

BELCHIOR. Elogio da loucura. Universal Music, 1988. CD.

BELCHIOR. Era uma vez um homem e o seu tempo. Warner Music, 1979. CD.

BELCHIOR. Cada vez mais latino-americano. [Entrevista concedida a Juracy Mendonça]. Folha do Ceará, Fortaleza, 04 out. 2007.

MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do carnaval: introdução à crise da cultura. Rio de Janeiro: Forense, 1972. 283 p.

ROTTERDAM, Erasmo. Elogio da loucura. Tradução e notas de Paulo M. Oliveira. In: Os pensadores: Rotterdam e More. São Paulo: Abril cultural, 1972, p. 7-157. 314 p. (Coleção Os pensadores; X)

VELOSO, Caetano. Cinema Transcendental. Polygram. 1979. CD.

##submission.downloads##

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Gomes, F. A. (2022). Belchior e o senso carnavalesco do mundo: das reminiscências a uma aporia. Signo, 47(89), 109-121. https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17303