As guerras da leitura para surdos

Autores/as

  • Marília Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Kátia Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniela Cid Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17378

Resumen

O ensino de leitura apresenta questões específicas para os alunos surdos. O presente artigo tem como objetivo debater a premência no acesso a uma língua de sinais para as crianças surdas começarem seu processo de aprendizagem de leitura. A partir da aquisição da Libras, no caso do Brasil, será possível articular princípios operacionais universais para aprender a ler (Verhoeven & Perfetti, 2021). Por fim, debateremos o desafio de comunicação entre especialistas e gestores no âmbito do ensino da leitura, apresentando a importância da precisão quanto aos conceitos sobre leitura e a flexibilidade na implementação das propostas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Costa, M. ., Abreu, K., & Cid, D. (2022). As guerras da leitura para surdos. Signo, 47(88), 18-26. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17378

Número

Sección

Artigos