Teste de reconhecimento de palavras e pseudopalavras: validades de conteúdo e externa

Autores/as

  • Ângela Maria Vieira Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Douglas de Araújo Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17396

Resumen

Resumo: O estudo objetiva prover o referencial teórico e as fontes de evidências psicométricas de validade de conteúdo e validade externa para o Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP) e o Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp). Participaram 598 alunos, 52% do sexo masculino, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de 7 a 11 anos, estratificados em 102 salas de aula de oito escolas estaduais. O TRP foi gerado a partir de um banco palavras, analisado via Teoria de Resposta ao Item que, por sua vez, considerou a Acurácia e o Tempo de Reação, com índices de discriminação médio a alto e três níveis de dificuldade (baixa, média e alta). As palavras foram equilibradas com as variáveis psicolinguísticas de: frequência de ocorrência (Alta vs. Baixa), regularidade grafema–fonema (Semi-regulares vs. Irregulares) e extensão (Curto vs. Longo). As pseudopalavras possuem a mesma estrutura ortográfica e número de letras da palavra de referência. Os escores de ambos os instrumentos são dados em Acurácia (porcentagens de palavras lidas corretamente) e Taxa de Acurácia (número de palavras lidas corretamente por minuto). A validade de conteúdo foi fortalecida com as transcrições fonêmicas dos estímulos e com os efeitos de lexicalidade (Palavras vs. Pseudopalavras), frequência, regularidade e extensão significantes. A validade externa convergente, discriminante e de critério foi verificada. Concluiu-se que o TRP e o TRPp demonstraram evidências psicométricas de validade de conteúdo e validade externa satisfatórias.

 

Palavras-chave: Avaliação educacional; Deficiências da aprendizagem; Dislexia; Estudo de validação; Psicometria.

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Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Pinheiro, Ângela M. V. ., & Vilhena, D. de A. . (2022). Teste de reconhecimento de palavras e pseudopalavras: validades de conteúdo e externa. Signo, 47(88), 147-164. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17396

Número

Sección

Artigos