Metáforas verbo-gestuais em narrativas de uma palestra TEDx sobre a ciência no Brasil

Autores/as

  • Maíra Avelar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • André Lisboa UESB
  • Victor Lima

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v48i91.18006

Palabras clave:

Metáfora, gestos, expressões faciais, multimodalidade

Resumen

Neste artigo, temos por objetivo identificar, analisar e descrever metáforas verbo-gestuais e gestos metaforizados veiculados em cinco amostras pertencentes às narrativas contadas na conferência TEDx USP “A ciência brasileira e o sonho de Cassandra”, proferida por Natália Pasternak. A fim de tratarmos sobre a estruturação multimodal da narrativa, utilizamos considerações sobre os níveis narrativos e a marcação de pontos de vista. Além disso, tecemos uma discussão sobre funções comunicativas globais desempenhadas pelos gestos e expressões faciais, focalizando a função expressiva. Baseando-nos em uma adaptação aos dados do Português Brasileiro (PB), das Diretrizes de Identificação de Metáforas nos Gestos (DIM-G), focalizamos, sobretudo, as funções não referenciais desempenhadas pelos gestos. Nos resultados, foi possível identificar metaforizados dos gestos, com a veiculação de tomadas de postura e de  atitudes da falante – no caso, da narradora, no nível narrativo, e da palestrante, no nível paranarrativo. De maneira mais ampla, as narrativas ilustram, tanto para a comunidade científica, quanto para um público mais amplo, a necessidade de se discutir a ciência no cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AVELAR, M.; CIENKI, A. Considerações teóricas e metodológicas sobre a identificação e análise de metáforas verbo-gestuais: aplicações das Diretrizes para Identificação de Metáforas nos Gestos a dados do PB. In: AVELAR, M.; PACHECO, V.; OLIVEIRA, M. (orgs.) Linguística e Estudos de Gesto: interfaces. Campinas: Pontes, no prelo.

BÜHLER, K. Sprachtheorie: Die Darstellungsfunktion der Sprache. Stuttgart: Fischer. First published, 1982.

CIENKI, A. Image Schemas and Gestures. In: HAMPE, Beate; GRADY, Joseph. (Eds.). From Perception to Meaning: Image Schemas in Cognitive Linguistics. Berlim, New York: Mounton de Gruyter, 2005, p. 421-442.

CIENKI, A. Cognitive Linguistics, Gesture Studies, and Multimodal Communication. In: Cognitive Linguistics, v. 17, n. 4. Berlin: Mouton de Gruyter, 2016, p. 603-618. https://doi.org/10.1515/cog-2016-0063

CIENKI, A. Analysing metaphor in gesture: A set of metaphor identification guidelines for gesture (MIG-G). In: E. Semino, & Z. Demjén (Eds.), The Routledge handbook of metaphor and language. London: Routledge, 2017, p. 131-147.

EKMAN, P.; FRIESEN, W. Unmasking the face: A guide to recognizing emotions from facial clues. New Jersey: Prentice-Hall, 1975.

EKMAN, P.; FRIESEN, W.; ELLSWORTH, P. Emotion in the human face: Guidelines for research and an integration of findings. New York: Pergamon Press, 1972.

ELAN. Version 6.4. (Software de computador). Nijmegen: Max Planck Institute for Psycholinguistics, The Language Archive. DIsponível em: https://archive.mpi.nl/tla/elan. Acesso em: 30 de outubro de 2022.

GRAÇA, B. A Construção de um Repertório de Gestos de Negação para o Português Brasileiro: Uma Proposta Cognitivo-Gestual. Repositório Digital de Teses e Dissertações do PPGLin-UESB 9: 151-p, 2021.

KENDON, A. Gesture: Visible Action as Utterance. Cambridge: Cambridge University Press. 2004.

LISBOA, A. Análise Cognitiva dos Gestos e da Direção do Olhar em Narrativas Multimodais do Português Brasileiro. Repositório Digital de Teses e Dissertações do PPGLin-UESB 9: 173-p, 2021.

MCNEILL, D. Hand and mind: What gestures reveal about thought. University of Chicado Press, 1992.

MCNEILL, D.; CASSELL, J; LEVY, E.T. Abstract deixis. Semiotica, v. 95, n.1. Berlin: Walter de Gruyter, 1993, p. 5-19.

MÜLLER, C. A Toolbox of Methods for Gesture Analysis. In: CIENKI, A. (org.) The Cambridge Handbook of Gesture Studies. Cambridge: Cambridge University Press, no prelo.

MÜLLER, C. Metaphors dead and alive, sleeping and awake. A dynamic view. Chicago: Chicago University Press, 2008.

MÜLLER, C. Gestures as a medium of expression: the linguistic potential of gestures. In C. Müller, A. Cienki, E. Fricke, S. H. Ladewig, D. McNeill, & S. Teßendorf (Eds.), Body – Language – Communication. An International Handbook on Multimodality in Human Interaction, Volume 1. Berlin: De Gruyter Mouton, 2013, p. 202-217.

MÜLLER, C. The Palm-Up-Open-Hand. A case of a gesture family? In: MÜLLER, C.; POSNER, R. (orgs.) The semantics and pragmatics of everyday gestures Berlin: Weidler, 2014, p. 233-256.

PASTERNAK, N. A ciência brasileira e a síndrome de Cassandra. TED Talks YouTube, 27 de outubro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F3kUeDlP3Io Acesso em: 30 de outubro de 2022.

PASTERNAK, N. O cientista e a síndrome de Cassandra. Ciência e Cultura. v. 70 n. 2., 2018. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200002

##submission.downloads##

Publicado

2023-02-27

Cómo citar

Avelar, M. ., Lisboa, A., & Lima, V. (2023). Metáforas verbo-gestuais em narrativas de uma palestra TEDx sobre a ciência no Brasil. Signo, 48(91), 115-125. https://doi.org/10.17058/signo.v48i91.18006

Número

Sección

La metáfora en la ciencia: entre cognición y discurso