Dos quadrinhos aos audioquadrinhos: uma análise intermidial
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18876Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Quadrinhos em áudio, Transmidiação, Semiótica, Estudos de IntermidialidadeResumen
Parte integrante de uma pesquisa maior de doutorado, cujo enfoque está nos audiolivros e seus múltiplos aspectos a partir da perspectiva dos Estudos de Intermidialidade, o presente estudo tem por objetivo analisar como os signos linguísticos e imagéticos que constituem a história em quadrinhos enquanto um tipo de mídia são transmidiados para os signos sonoros dos audioquadrinhos. Ou seja, como os painéis, balões de diálogos e outros recursos visuais são transformados e transferidos (Elleström, 2021) para a performance vocal, música e efeitos sonoros. A partir de tal observação, buscou-se demonstrar como tais mídias sonoras são capazes de midiar diferentes formatos de audioquadrinhos. Para isso, foram tomados de exemplo os audioquadrinhos The Boys (2020) e The Sandman (2020), cuja análise mostrou o primeiro como uma alternativa de acesso ao conteúdo da graphic novel por se constituir como uma audiodescrição, enquanto o segundo se trata de um produto diferente por se assemelhar a um filme sem a sincronização das imagens em movimento. Por fim, discutimos as possíveis razões pelas quais os audioquadrinhos ainda são pouco explorados no Brasil, apesar da longa tradição de quadrinhos impressos no país.
Descargas
Citas
ARVIDSON, Mats; et. al. Intermidial combinations . In: BRUHN, Jørgen; SCHIRRMACHER, Beate. (Aut.). Intermidial studies: an introduction to meaning across media. 1 ed. Nova York: Routledge, 2022. p. 106-137.
CAGNIN, Antonio Luis. Os quadrinhos: linguagem e semiótica. São Paulo: Ática, 2007.
CARDOSO, Athos Eichler. A origem das séries de aventura e mistério da radiofonia brasileira e sua interação como história em quadrinhos (1940-1959). Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade Federal de Pernambuco, 1998
.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008
ELLESTRÖM, Lars. As modalidades da mídia II. Porto Alegre: ediPUCRS, 2021.
ELLESTRÖM, L. Media transformation: the transfer of media characteristics among media. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2014.
GARCIA, Jaimeson Machado; DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. From cinema to audiobook: sharing media resources. Ekphrasis journal, v. 29.4, 2023.
GARCIA, Jaimeson Machado; Domingos, Ana Cláudia Munari. O ledor simbólico, o icônico e o indicial: uma proposta de classificação aos agentes da voz do audiolivro. No prelo.
LACKMANN, Ronald. W. Comic strips & comic books of radio’s golden age (1920s-1950s): a biography of all radio shows based on comics. Pensilvânia, Boalsburg: Bear Manor Media, 2004.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. Tradução de Hélcio de Carvalho e Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: M Books, 2005.
Nöth, Winfried. Narrative self-reference in a literary comic: M.-A. Mathieu’s L’Origine. Semiotica, v. 165, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
_____________.. Semiótica aplicada. São Paulo, Cengage Learning, 2018.
_____________. Neo-Humano: a sétima evolução do Sapiens. São Paulo: Paulus, 2022. Edição Kindle.
VIEIRA, Miriam de Paiva. Écfrase: de recurso retórico na antiguidade a fenômeno midiático na contemporaneidade. Todas as Letras-Revista de Língua e Literatura, v. 19, n. 1, 2017.
YACOBI, T. Ekphrastic double exposure and the museum book of poetry. Poetics Today, v. 34, n. 1-2, p. 1-52, 2013.
FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo. A écfrase como técnica de transcriação intersemiótica. Anais do XI Encontro Regional ABRALIC. São Paulo:[sn], 2007.
QUADROS, Laura Cristina de Toledo; MUSCO, Leticia de Toledo Quadros. Reflexões acerca da série The Boys: aproximações entre o bem e mal interseções entre a ficção e a realidade. 2021.
Obras citadas
ENNIS, Garth; ROBERTSON, Darick. The Boys. Iorque: Dynamite Entertainment, Março 2008.
GAIMAN, Neil. Sandman: edição definitiva. Barueri, São Paulo: Panini Books, 2010.
MILLER, Frank. Batman, o Cavaleiro das Trevas. Edição definitiva. 2. ed. Barueri/SP: Panini Books, 2011.
MOORE, Alan. WATCHMEN, Edição Especial. São Paulo: Panini Brasil Ltda, 2009.
SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. Tradução Antônio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
THE BOYS. Narrado por elenco completo. Produzido por GraphicAudio, 2020.
THE SANDMAN. Narrado por elenco completo. Produzido por Audible, 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.