Uma análise da compreensão de metonímia em fase de aquisição da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.18989Palabras clave:
Linguística Cognitiva, Compreensão de Metonímia, Aquisição da LinguagemResumen
Neste estudo, investigou-se a compreensão de metonímia com crianças de 3 a 8 anos de idade, replicando o método do estudo de Köder e Falkum (2020), agora sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. Foram expostos 133 participantes, crianças e adultos, a um estímulo visual, que consiste em um conjunto de imagens, e outro auditivo, que consiste em uma vinheta literal ou metonímica. Os resultados obtidos corroboram parcialmente o resultado do estudo original (Köder; Falkum, 2020), em que houve uma diferença significativa na compreensão de metonímia nas diversas faixas etárias estudadas. Aqui, o nível de compreensão metonímica desta tarefa não passou a aumentar aos 6 anos de idade, como no estudo replicado. Além disso, o nível de compreensão das crianças de 8 anos não foi similar à compreensão do grupo de controle de adultos. Também foram encontradas diferenças significativas entre as condições literal e metonímica no que concerne aos níveis de compreensão. A partir desse resultado geral, são formuladas algumas hipóteses e discutem-se questões que possam ter levado a esse resultado, envolvendo influências tanto etárias como linguístico culturais.
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