Como o conhecimento psicolinguístico e neurocientífico pode ajudar na aquisição da literacia: O exemplo do curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes da plataforma on-line “LER”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19548

Palabras clave:

aquisição da literacia, alfabetização de adultos, método fônico

Resumen

Neste artigo, ilustrarei um curso de literacia estruturado de acordo com dois objetivos intercalares: (i) a compreensão e o domínio do princípio alfabético e (ii) a utilização do código ortográfico na decodificação (para a leitura) e na codificação (para a escrita) de palavras. Mais especificamente, ilustrarei os princípios subjacentes a esse curso, e como foram baseados em dados científicos que nos ajudaram a desenvolver uma versão de método fónico que chamamos de “otimizada”. Também aprensentarei  um resumo em 12 pontos dos conceitos básicos e dos passos da progressão da literacia, baseados nesses objetivos e princípios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABADZI, H. Can adults become fluent readers in newly learned scripts? Education Research International, 2012, 1–8.

BYRNE, B.; FIELDING-BARNSLEY, R. Phonemic awareness and letter knowledge in the child’s acquisition of the alphabetic principle. Journal of Educational Psychology, 81, 1989, 313–321.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: Como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2011.

DEHAENE, S.; NACCACHE, L.; COHEN, L.; LE BIHAN, D.; MANGIN, J. F.; POLINE, J. B.; RIVIERE, D. Cerebral mechanisms of word masking and unconscious repetition priming. Nature Neuroscience 4(7), 2001, p. 752-758.

KOLINSKY, R.; LEITE, I.; CARVALHO, C.; FRANCO, A.; MORAIS, J. Completely illiterate adults can learn to decode in three months. Reading and Writing, 31(3), 2018, p.649-677. https://doi.org/10.1007/s11145-017-9804-7

KOLINSKY, R.; CARVALHO, C.; LEITE, I.; FRANCO, A.; MORAIS, J. How to teach fully illiterate adults to read. In: PERIN, D. (Ed.), Wiley Handbook of Adult Literacy . Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2019, p. 409-428.

KOLINSKY, R.; LEITE, I.; CARVALHO, C.; MORAIS, J. Manual do curso de alfabetização para adultos e adolescentes. Edulog: Fundação Belmiro de Azevedo, 2022. ISBN: 9798836731021. Disponível em https://www.edulog.pt/publicacao/42 .

KOLINSKY, R.; NAVAS, A. L.; VIDIGAL DE PAULA, F.; RIBEIRO DE BRITO, N.; DE MEDEIROS BOTECCHI, L.; BOUTON, S.; SERNICLAES, W. The impact of alphabetic literacy on the perception of speech sounds. Cognition, 213, 2021, 104687. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2021.104687

KOVAS, Y.; VORONIN, I.; KAYDALOV, A.; MALYKH, S. B.; DALE, P. S.; PLOMIN, R. Literacy and numeracy are more heritable than intelligence in primary school. Psychological Science, 24(10), p. 2048-2056, 2013.

LONGCAMP, M.; BOUCARD, C.; GILHODES, J.-C.; ANTON, J.-L.; ROTH, M.; NAZARIAN, B.; VELAY, J.-L. Learning through hand- or typewriting influences visual recognition of new graphic shapes: Behavioral and functional imaging evidence. Journal of Cognitive Neuroscience, 20, p. 802-815, 2008. https://doi.org/10.1162/jocn.2008.20504

MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 2004.

MORAIS, J. (2024) a ser completado - Signo

MORAIS, J.; ARAÚJO, L.; LEITE, I.; CARVALHO, C.; FERNANDES, S.; QUERIDO, L. Relatório final, Jan 2008 – Out 2010. Estudo Psicolinguístico: Estabelecimento de Níveis de Referência do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita do 1o ao 6o ano de Escolaridade. Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, Portugal, 2010.

MORAIS, J.; BERTELSON, P.; CARY, L.; ALEGRIA, J. Literacy training and speech segmentation. Cognition, 24, 45-64, 1986.

OECD. Educational mobility and school-to-work transitions among disadvantaged students. In: Equity in Education: Breaking Down Barriers to Social Mobility. Paris: OECD Publishing, 2018.

PADAKANNAYA, P.; DEVI, M. L.; ZAVERIA, B.; CHENGAPPA, S. K.; VAID, J. Directional scanning effect and strength of reading habit in picture naming and recall. Brain and Cognition, 48, 484–490, 2002.

SERNICLAES, W.; VENTURA, P.; MORAIS, J.; KOLINSKY, R. Categorical perception of speech sounds in illiterate adults. Cognition, 98, B35-B44, 2005.

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-26

Cómo citar

Kolinsky, R. (2024). Como o conhecimento psicolinguístico e neurocientífico pode ajudar na aquisição da literacia: O exemplo do curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes da plataforma on-line “LER”. Signo, 49(95), 16-25. https://doi.org/10.17058/signo.v49i95.19548

Número

Sección

v. 49, n. 95, 2024 – Futuros em ancestralidade: linguagens, culturas e identidad