Diferenças teóricas e práticas entre a leitura compartilhada, leitura dialogada e contação de histórias
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19911Palabras clave:
leitura compartilhada, leitura dialogada, contação de histórias, desenvolvimento linguísticoResumen
O objetivo do presente artigo é diferenciar/conceituar as práticas de leitura compartilhada (LC), leitura dialogada (LD) e contação de histórias (CH) - sem a presença física do livro -, por meio de embasamento teórico e pesquisas que evidenciem os efeitos de cada uma dessas práticas como apoio para o desenvolvimento linguístico das crianças, especificamente durante a primeira infância. Trata-se de uma revisão bibliográfica em bases de dados como Google Acadêmico e Scielo, elencando estudos brasileiros e estrangeiros. Os resultados mostram que há diferenças entre as práticas no que se refere aos tipos de habilidades linguísticas que as crianças têm a oportunidade de desenvolver; além disso, ressaltam a importância do leitor adulto como sujeito que conduz a leitura, bem como o planejamento da leitura do livro associada à intencionalidade pedagógica. De qualquer forma, consideramos que todas as abordagens citadas são importantes para o desenvolvimento integral das crianças, dado que as envolvem num contexto de interação com outros sujeitos.
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