Aquisição de vocabulário: processo e ensino
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2977Palabras clave:
vocabulary acquistion, readingResumen
A construção de significado a partir de um texto escrito não depende unicamente de conhecimento de vocabulário. Contudo, pesquisas têm demonstrado que leitores menos fluentes precisam aumentar seu repertório vocabular para não afetar a leitura fluente. Se o leitor fracassa em trazer o significado de uma palavra para sua memória de trabalho durante o processo de leitura, a coerência global pode ser afetada, já que ele não consegue ativar conhecimento prévio para interagir com informações do texto. Em contextos de ensino de língua estrangeira, uma prática intensiva de construção de vocabulário pode ajudar leitores menos fluentes no processo de interpretação de textos. Nesse sentido, discutimos alguns conceitos relacionados a significado de “palavra”, unidade lexical, léxico mental, entrada lexical na L1 e L2, competência lexical e automaticidade de reconhecimento e produção lexical. Como contribuição à prática em sala de aula, propomos uma discussão sobre conhecimento e ensino de vocabulário, relacionando o tópico ao processo de leitura de acordo com o sistema de memória da Psicologia Cognitiva.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.