Abordagem discursiva da leitura pela noção de formação discursiva

Autores/as

  • Maria Cleci Venturini
  • Célia Bassuma Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2987

Resumen

Neste trabalho, tomamos como objeto de estudo a leitura da obra Incidente em Antares (2002), de Erico Veríssimo, por uma perspectiva discursiva, com o objetivo de visualizar o embate entre a formação discursiva dominante e a da resistência, no contexto sócio-histórico do período ditatorial. O eixo estruturante das análises é a noção de formação discursiva, em especial, a do sistema dominante (do Cel. Tibério Vacariano) e a da resistência (de Geminiano Ramos, líder sindicalista e do advogado Cícero Branco), a partir das quais buscamos explicitar os modos como esses sujeitos se identificam/contraidentificam ou se desidentificam com os saberes/poderes constitutivos da FD em que se inscrevem, e com os sentidos do espaço urbano da cidade de Antares.

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Publicado

2012-07-05

Cómo citar

Venturini, M. C., & Fernandes, C. B. (2012). Abordagem discursiva da leitura pela noção de formação discursiva. Signo, 37(63), 130-145. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2987

Número

Sección

Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura