Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso

Autores/as

  • Lisane Schafer Segatto
  • Graziela Frainer Knoll

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3377

Resumen

Tão complexo quanto o texto verbal, o texto visual também possui estruturas e funções específicas que requerem o letramento. Nos meios de comunicação, o predomínio da linguagem visual destaca a importância da compreensão dos aspectos multimodais dos gêneros midiáticos. O objetivo deste trabalho é analisar os recursos multimodais presentes em um anúncio publicitário impresso. Para esse propósito, foi selecionado um anúncio de Gatorade publicado na revista Boa Forma, cujos significados são descritos para cada elemento visual que compõe o texto com base na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen (1996). Os resultados apontam que as escolhas feitas na composição do texto tendem a evidenciar o produto anunciado e a facilitar a interação com o leitor. Assim, a análise demonstra que cada aspecto coopera na construção dos sentidos no texto multimodal, reconhecimento que pode favorecer a compreensão e a produção de mensagens de maneira mais cuidadosa.

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Publicado

2013-01-02

Cómo citar

Segatto, L. S., & Knoll, G. F. (2013). Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso. Signo, 38(64), 66-83. https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3377

Número

Sección

Dossiê - O texto e a multimodalidade textual