As configurações genéricas e multimodais do videoclipe
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3392Resumen
Apesar da sua crescente circulação social e popularização nos meios de comunicação de massa (televisão, internet e variados dispositivos eletrônicos móveis, tais como tablets e celulares), o gênero videoclipe ainda não tem recebido a devida atenção das pesquisas linguísticas e discursivas. Norteado pelo intuito de sanar essa omissão e buscando adotar uma abordagem multidisciplinar para esse objeto, este trabalho lança mão de pressupostos da sociorretórica e dos estudos da multimodalidade textual com o propósito de estabelecer uma categorização das configurações genéricas dos clipes. Para tanto, utiliza-se como critério a saliência dos atributos observados na sua organização composicional, estilo, conteúdo temático e na sua dinâmica. Com isso, esta investigação procura empregar um parâmetro único, coerente e suficientemente amplo, aprimorando as classificações atuais, bastante inconsistentes e/ou demasiado rebuscadas. Outro diferencial da presente proposta tipológica consiste em associar a cada configuração uma potencial autoimagem construída pelo/a cantor/a no vídeo musical – algo que, até o momento, ainda não havia sido contemplado de forma sistemática pelos demais pesquisadores da área. Para o corpus analítico, foram selecionados os seguintes videoclipes da cantora norte-americana Madonna: Material girl (1985), Vogue – MTV’s 1990 Music Video Awards (1990), Bedtime story (1995) e Hollywood (2003). Como resultado da análise, é possível propor as seguintes configurações genéricas básicas para o estudo dos clipes: a) videoclipes com saliência na performatividade; b) videoclipes com saliência na ficcionalidade; e c) videoclipes com saliência na artisticidade.Descargas
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