Atividade epilinguística e o ensino de língua materna: um exercício com a conjunção "mas"

Autores

  • Camila Arndt Wamser
  • Letícia Marcondes Rezende

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3715

Resumo

O texto discute a importância do trabalho com a atividade epilinguística, entendida como a própria atividade de linguagem, no ensino de língua materna. O conceito de atividade epilinguística que adotamos é o da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, elaborada pelo linguista francês Antoine Culioli. Com o intuito de delimitar o objeto de pesquisa e apresentar um modelo de atividade aplicado em sala de aula, trabalhamos com a conjunção adversativa mas, concebendo-a como marcador léxico-gramatical. O exercício foi aplicado a uma turma do sétimo ano da Escola Estadual Dr. Joaquim Batista, na cidade de Jaboticabal/SP. Como resultado do trabalho com a atividade epilinguística, os alunos tiveram condições de observar os mais variados contextos em que a marca aparece, bem como, compreender que as palavras não apresentam um significado estático. Além disso, esse trabalho permitiu aos alunos que construíssem seu próprio conhecimento e elaborassem uma gramática mais operacional e relevante.

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

Wamser, C. A., & Rezende, L. M. (2013). Atividade epilinguística e o ensino de língua materna: um exercício com a conjunção "mas". Signo, 38(64), 2-20. https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3715

Edição

Seção

Dossiê - O texto e a multimodalidade textual