A aquisição de uma segunda língua e os argumentos acerca da existência de um período crítico
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4183Resumen
Neste artigo, procuramos demonstrar como os principais pesquisadores da área da aquisição da linguagem têm encarado o assunto da aquisição de uma segunda língua e sua relação com a idade de aquisição, além da possível existência de um período crítico para a aprendizagem de línguas. Para tanto, revisitamos, primeiramente, as noções de competência linguística e gramática universal veiculadas por Noam Chomsky e sua crítica aos pressupostos behavioristas. Abordamos, também, as pesquisas de dois importantes estudiosos da área de aquisição de segunda língua (L2), quais sejam David Birdsong e James Flege, e suas hipóteses acerca dos fatores relevantes e influentes no processo de aprendizado de uma língua adicional. Por fim, abordamos alguns estudos relativos aos mecanismos neurais subjacentes à produção e à compreensão de uma língua adicional, tanto por aprendizes precoces quanto por aprendizes tardios.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.